Modelo TCP/IP

> Usado na ARPANET e na sua sucessora, a Internet mundial.

Camada Inter-redes (Internet)

> Tarefa de permitir que os hosts injetem pacotes em qualquer rede

> Trabalha como o sistema de correios, uma pessoa pode deixar uma sequencia de cartas internacionais em uma caixa de correio, e com um pouco de sorte, a maioria delas será entregue no endereço correto no país de destino. Provavelmente as cartas atravessarão um ou mais gateways internacionais ao longo do caminho, mais esse processo é transparente para o usuário. Além disso, o fato de cada país (ou seja, cada rede) ter seus próprios selos, tamanhos de envelope e regras de entrega fica oculto dos usuários.

> Ela define um formato de pacote oficial e um protocolo (IP)

> Equivale em funções a camada de Rede do modelo OSI, gerenciando o roteamento e evitando congestionamentos na entrega do pacote IP

Camada de Transporte (Transport)

> Finalidade de garantir que o host de origem e destino mantenham uma conversação.

> Procolos fim-a-fim utilizados: TCP(Transmission Control Protocol) e IP (Internet Protocol)

TCP: Protocolo orientado a conexão, confiável, que efetua o controle de fluxo e a fragmentação de bytes

Camada de Aplicação (Application)

> Contém os protocolos de nível mais alto (FTP, TELNET, SMTP, DNS, HTTP, etc)

Camada de host/rede (Network Interface or Host-to-Network)

> Define que o host tem de se conectar a rede utilizando algum protocolo pra que seja possível enviar pacotes IP (protocolo não é definido).

A camada de rede (mais baixa do modelo TCP/IP) não é muito bem definida e muitas informações se divergem, alguns autores como Tanenbaum apresentam apenas a informação como postado acima, porém outros autores definem esta camada como sendo responsável pelo meio físico de transmissão, determinando se a transmissão ocorrerá por cabo coaxial, utp ou fibra, assim com os bits elétricos serão gerados e transmitidos.

Deixe um comentário